Mais de três toneladas de carnes estragadas são apreendidas em Itaberaí

Durante a operação, também foram apreendidos quase 700 quilos de produtos lácteos impróprios para o consumo

Mais de três toneladas de carne clandestina foram apreendidas, durante os dias 25 e 28 de setembro, em Itaberaí. A operação foi deflagrada dentro do Programa Goiás Contra a Carne Clandestina com o objetivo de combater o abate e a comercialização de produtos com origem duvidosa. Segundo balanço divulgado pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO), foram apreendidos, no total, 3.237 quilos de carnes bovinas, suínas, aves, pescados e laticínios. “[Desses], 684,5 quilos eram de produtos lácteos impróprios para o consumo”, disse o promotor Rômulo Corrêa de Paula.

De acordo com o gerente de fiscalização animal da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Janilson Azevedo Júnior, foram fiscalizados 36 estabelecimentos e em 18 deles houveram apreensões. “Um dos comércios visitados foi um abatedouro municipal que estava com o alvará de vigilância vencido e a infraestrutura do local não estava devidamente adequada. Além disso, o abate dos animais era feito sem a devida inspeção de um médico veterinário, colocando em risco a saúde do consumidor”, contou.

O gerente disse ainda que os produtos apreendidos foram inutilizados e descartados no aterro sanitário municipal. Os estabelecimentos comerciais que foram fiscalizados poderão apresentar defesa e terão oportunidade para se adequar, continuando a ser monitorados pela fiscalização local. “Essa fiscalização é importante para assegurar o fornecimento de produtos inócuos ao consumidor, evitando risco à saúde pública”, concluiu Janilson.

Além do MP-GO e da Agrodefesa, participaram da operação: o Procon Goiás, a Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal, a Superintendência de Polícia Técnico-Científica e a Polícia Civil. O Programa Goiás Contra a Carne Clandestina é realizado desde 2015 e, até o mês de setembro, já apreendeu mais de 74 toneladas de alimentos impróprios para o consumo.

Mais Itaberaí – Credibilidade em primeiro lugar!🥇

comments

Comentários

%d blogueiros gostam disto: